CALDO DE OSSOS: COMO, QUANDO E POR QUE FAZER?

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CALDO DE OSSOS: COMO, QUANDO E POR QUE FAZER?

Provavelmente você já ouviu falar nos benefícios de consumir caldo de ossos.

Para alguns pode até causar certa estranheza, já que caldo de ossos, para a maioria, não é uma receita que fomos acostumados a apreciar ao longo da vida. 

Apesar disso, o caldo de ossos está se popularizando e adquirindo vários adeptos devido aos seus benefícios para saúde.

No texto de hoje vamos ensinar como fazer seu caldo de ossos, quando fazer e por que fazer.

COMO FAZER SEU CALDO DE OSSOS?

Prato com salada e frutas

Descrição gerada automaticamente

Vamos começar com a receita do caldo de ossos.

É uma receita muito simples e barata. A quantidade dos ingredientes que vamos falar aqui é apenas para você se basear, você pode fazer a receita para mais ou para menos.

Tome nota:

Ingredientes:

  • 1kg de ossos, pode ser de boi, de porco, de frango ou de peixes.
  • 50ml de vinagre, cerca de 03 colheres de sopa.
  • Ervas e sal a gosto
  • Água.

Modo de preparo:

Em uma panela, de preferência panela de pressão, adicione os ossos, as ervas e o sal, cubra os com água e adicione o vinagre. O vinagre fará com que os nutrientes se soltem mais facilmente dos ossos.

Deixe de molho na panela por cerca de 20 minutos.

Após esse período leve ao fogo baixo, espere a panela pegar pressão e conte 60 minutos.

Após os 60 minutos, retire a panela do fogo, espere sair a pressão, abra a panela e adicione mais água até cobrir os ossos e leve ao fogo baixo novamente.

Muito cuidado a manusear a panela de pressão, nada de colocar ela debaixo da torneira para a pressão sair mais rápido, isso é perigoso.

Repita o processo 03 vezes, sempre em fogo baixo e adicionando mais água para cobrir os ossos.

Na terceira e última vez, você verá que os ossos praticamente dissolveram, então coe as partes sólidas que sobraram e armazene o caldo em potes de vidro, quando esfriar os leve à geladeira ou congelador. Na hora de consumir basta descongelar e ferver.

No total os ossos são cozidos por 03 horas. Se for ossos de frango esse tempo tende a ser menor, algo em torno de 02 horas.

Não tem problema se os ossos estiverem com um pouco de carne. Após cozido separe as carnes e utilize em outra refeição.

O caldo de ossos é uma receita fácil e barata, só demanda um pouco de tempo e paciência para que fique pronta.

Os ossos podem ser comprados na feira ou no açougue.

QUANDO FAZER SEU CALDO DE OSSOS?

Tigela com sopa e laranja

Descrição gerada automaticamente

Não tem uma resposta única e nem uma contra indicação ao caldo de ossos.

Você pode fazer quando sentir vontade ou para amenizar os sintomas da chamada “gripe Low Carb ou cetogênica”, que são aqueles sintomas de dor de cabeça, fadiga, constipação intestinal e insônia que podem surgir quando você começa a seguir uma das dietas.

Clique aqui e veja como reverter os sintomas da “gripe Low Carb”.

Ele vai muito bem em dias frios ou antes de dormir. Ele também pode ser consumido diariamente, uma xicara de caldo de ossos por dia é o suficiente.

Também não é uma regra ou uma obrigação fazer o caldo de ossos, ele é só mais uma alternativa saborosa e muito nutritiva que você pode aliar a sua dieta, seja para emagrecimento, tratamento de alguma doença ou melhora da qualidade de vida.

POR QUE FAZER SEU CALDO DE OSSOS?

Consumir caldo de ossos traz diversos benefícios, vamos citar aqui alguns motivos pelo quais você deve considerar incluir essa maravilha na sua dieta.

Um dos principais motivos é que o caldo de ossos é rico em vitaminas e sais minerais, esse é o principal motivo pela qual devemos consumi-lo.

Os ossos dos animais são fontes de cálcio, magnésio, potássio, fósforo e outros minerais que são inclusive os formadores dos próprios ossos humanos.

Outro bom motivo, principalmente para mulheres, é que o caldo de ossos é rico em colágeno que é excelente para pele, unhas e cabelo. Do colágeno se deriva a gelatina que auxilia também na saúde das articulações.

Por ser líquido ele favorece a absorção pelo nosso organismo, quem não tem uma alimentação tão equilibrada consegue obter através do caldo de ossos vitaminas e minerais que muitas vezes não estão presentes na dieta diária.

O caldo de ossos não tem carboidratos, logo ele não retira do estado de cetose as pessoas que seguem uma abordagem cetogênica.

Entretanto, o caldo de ossos quebra o Jejum Intermitente, isso porque apesar de não ter carboidratos o caldo de ossos tem calorias, e de forma direta e simples, o jejum é um período privado de calorias, logo, qualquer alimento que tenha calorias quebra o jejum, assim como a famosa água com limão.

Mas será o caldo de ossos que vai te prejudicar e fazer você perder todos os benefícios do jejum? Claro que não.

Leia aqui nosso artigo sobre o que quebra o Jejum Intermitente.

O caldo de ossos também auxilia no bom funcionamento do intestino, isso porque a gelatina presente no caldo de ossos ajuda o trânsito dos alimentos no intestino.

O caldo de ossos também é associado ao tratamento de pessoas com síndrome do intestino permeável, isso porque a gelatina produz um aminoácido chamado glutamina que trata a barreira protetora do intestino auxiliando no tratamento de doenças como retocolite ulcerativa, doença de Crohn, síndrome do intestino irritável e síndrome do intestino permeável.

Outro motivo para adicionar o caldo de ossos a sua rotina é o fato de o caldo de ossos ser um alimento anti-inflamatório. Nessa receita são encontrados aminoácidos como glicina e arginina que possuem efeitos anti-inflamatórios.

O caldo de ossos é o aliado para uma boa noite de sono, ele possui glicina, aminoácido que melhora o sono, memória e funções cognitivas.

E por fim, o caldo de ossos é um aliado na perda de peso, isso porque possuem gelatina que traz a sensação de saciedade.

E aí, gostou? Vai incluir o caldo de ossos na sua dieta?

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Nutricionista e trabalha com a área de emagrecimento. se dedica em tempo integral ao seu trabalho e procura se inovar sempre no segmento nutricional.

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© Bernardo Maia . Feito com ♥ por Agência Primage

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