Instagram White
FB White

Artigos | 05/06/2015

Dieta Paleo Suplementacao

Suplementação de cálcio aumenta o risco de AVC/Infarto

A reposição de cálcio isolado, principalmente em mulheres em fase de menopausa, vem mostrando ser prejudicial à saúde, uma vez que o aumento do cálcio no organismo aliado a uma baixa concentração de magnésio e vitamina D faz com que as células não consigam absorvê-las.

O que ocorre nesta situação é que o cálcio fica circulando pela corrente sanguínea aumentando as chances de calcificação de tecidos e de cálculos renais. Sabe-se que essa baixa taxa de vitaminas e excesso de cálcio pode levar ao AVC e infarto.

O cálcio e magnésio tem uma relação 10:1 no leite de vaca, pois é essa proporção que um bezerro precisa para se desenvolver. Devido essa desproporção, nosso corpo sofre muito para eliminar todo essa carga de cálcio livre no sangue. Já o leite materno e alimentos naturais oferecem menos cálcio total em relação ao de vaca, com uma proporção de 2:1, ou seja, ingerimos menos mas absorvemos mais. O que importa é a biodisponibilidade e não a ingestão total.

Paralelamente, para uma boa absorção de cálcio no organismo é preciso, além do magnésio, aumentar a concentração da vitamina D. A melhor forma de adquirir essa vitamina é através da exposição solar que é rica nesse composto e de forma natural regula os níveis no organismo. Caso não seja possível a suplementação supervisionada é o recomendado.

Já o magnésio pode ser adquirido através do consumo de folhas verdes escuras, enquanto que o cálcio não precisa ser consumido nem pelo leite, nem por suplementação. Alguns alimentos mais saudáveis são ricos em cálcio como as leguminosas, couve, brócolis e gergelim, sendo assim, mais indicadas para consumo por não estimularem o aparecimento de doenças problemáticas como espasmos cerebrais, hipertensão, problemas cardiovasculares, diabetes, dentre outros.

Pensando em esporte, níveis adequados de cálcio, magnésio e vitamina D melhoram a contração muscular, gerando mais potência no esforço. Se você é praticante de modalidades de força não pode se descuidar.

Fb Botao

Orientação profissional para emagrecer com saúde!

Especialidades Off Interessado Off