Instagram White
FB White

Artigos | 05/06/2015

Dieta Paleo Lactose

Saiba o que é intolerância à lactose

Pessoas alérgicas ou comumente chamadas de intolerantes à lactose costumam passar por situações constrangedoras fora de casa, uma vez que uma pequena porção de consumo é o suficiente para trazer problemas principalmente para o intestino. Mas, o que é de fato essa intolerância? Bom, ela se refere à incapacidade do corpo digerir lactose, que, nada mais é do que um tipo de açúcar encontrado no leite e também derivados do leite. Então, diferente do que muitos pensam, não basta apenas deixar de tomar leite, é preciso cortar ou restringir da dieta vários alimentos que contenham lactose.

O que mais incomoda quem sofre dessa doença é que várias das comidas e bebidas prediletas tem o leite como base essencial da receita e assim se veem impedidos de apreciar seus pratos favoritos. Uma solução é adicionar enzimas lactase ao leite normal ou tomar em forma de cápsula. Outra alternativa seria consuir produtos “lacfree” ou preferencialmente consumir leites vegetais como amêndoas, castanhas, aveia, arroz, etc (evite soja). Os sintomas de intolerância à lactose são bens desagradáveis. Quem não sabia que tinha ou que intensificou a inflamação descobre da pior maneira. Dentre os sintomas, os mais comuns são dores abdominais, diarreia, inchaço, náusea e, dependendo do caso até vômito. Os sintomas costumam ser instantâneos, ou seja, de meia hora a duas horas, a pessoa já começa a sentir os efeitos e não há como fugir.

A intolerância à lactose pode ser desencadeada pelo passar dos anos com a idade avançada, pois a lesão no tecido intestinal vai se agravando com o passar do tempo até começar a intensificar os sintomas. A etnia também interfere, com propensão maior para negros, indígenas, asiáticos e hispânicos e até por um nascimento prematuro. Por isso, se pensarmos que um mamífero não consome leite de outra espécie e que o natural seria o desmame após a fase inicial da vida, a intolerância a lactose é algo comum para todos, diferenciando somente na intensidade dos sintomas.

Fb Botao

Orientação profissional para emagrecer com saúde!

Especialidades Off Interessado Off