fbpx

       

 

 

Qual a diferença entre low carb e cetogênica

PrevNext
07

Qual a diferença entre low carb e cetogênica

Muitos confundem a diferença entre low carb e cetogênica Por isso, vou direto ao ponto: low carb é diminuição do volume de carboidrato ingerido de acordo com a necessidade diária do indivíduo. É muito importante frisar isso, pois não existe um valor padrão de “low carb”, pois cada um tem uma necessidade.

 

Osteoporose e o consumo de leite

Existe uma tabela geral que cita em torno de 50g de carboidrato/dia um parâmetro de low carb, porém, isso deve ser destinado a pessoas que não praticam atividade física, principalmente de alta intensidade que tem maior consumo de glicogênio muscular (glicose).

Por exemplo, se uma pessoa possui boa sensibilidade a insulina e precisa de 500g de carboidrato/dia para exercer seus treinos e começa a ingerir 250g, ela estará em low carb e com certeza vai emagrecer. Se o mesmo indivíduo parar de treinar continuar com os 250g, não está mais em low carb e precisará diminuir mais. Entendeu? 

Esse motivo faz muitas pessoas iniciarem o low carb por conta tem quedas severas de rendimento e massa muscular. O “low carb” deve ser individualizado (como a maioria das coisas em nutrição).

Mas para saber mesmo a diferença entre low carb e cetogênica, está na hora de explicar o segundo termo…

A cetogênica é um protocolo que consiste em subir o volume de gordura consumido, mas diminuir drasticamente o carboidrato, a fim de não ultrapassar 20g ao dia. E isso é uma regra, independente da pessoa, pois no caso dela consumir mais do que esse limite, o organismo não aumentará de forma significativa a produção de corpos cetônicos. 

Existem pessoas que entram em cetose com mais de 20g, já outros precisam ainda de menos. Mas esse é o valor padrão que se busca ao montar um cardápio cetogênico.

Quando perguntam a diferença entre low carb e cetogênica, é importante destacar que uma dieta cetogênica sempre será low carb. Mas low carb não significa zerar carboidrato, e sim adequar uma diminuição significativa no consumo de acordo com a necessidade diária do paciente.

Quer saber mais sobre a diferença entre low carb e cetogênica? Entre em contato e agende uma consulta! É só clicar aqui.

Grande abraço, Bernardo Maia 

COMPARTILHAR O ARTIGO

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Nutricionista e trabalha com a área de emagrecimento. se dedica em tempo integral ao seu trabalho e procura se inovar sempre no segmento nutricional.

CONTATO

© Bernardo Maia . Feito com ♥ por Agência Primage