O QUE QUEBRA O JEJUM INTERMITENTE?

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O QUE QUEBRA O JEJUM INTERMITENTE?

Quando falamos de Jejum Intermitente surgem muitas dúvidas a cerca desse estilo de vida.

Mas a dúvida principal é: O que quebra o Jejum? Ou o que comer durante o Jejum?

Sem contar a dúvida clássica/universal: Água com limão quebra o Jejum?

Se você tem essas dúvidas, fique tranquilo, você não está sozinho nessa.

Antes de definirmos o que quebra ou não o Jejum devemos saber de que tipo de Jejum estamos falando.

Pois, a depender do tipo de Jejum alguns alimentos podem retirar do estado de Jejum ou não.

 

OS TIPOS DE JEJUM INTERMITENTE

 Existem 02 tipos de Jejum Intermitente: O Jejum Calórico e o Jejum Metabólico.

 

JEJUM CALÓRICO

O Jejum Calórico é aquele que durante o seu período de Jejum, seja ele de 12, 14, 16, 18, 20 ou 24hs, você não ingere nenhum alimento que contenha caloria.

Esse Jejum é amplamente utilizado por pessoas que buscam a perda de peso através do Jejum Intermitente.

Já que a restrição de calorias é um dos principais pilares para perda de peso.

Logo, para quebrar o Jejum Calórico, basta que você faça ingestão de qualquer tipo de caloria durante o período do Jejum.

Então, se você ingerir calorias, independentemente da quantidade, você já está quebrando o seu Jejum Intermitente Calórico.

Então sem rodeios e sem desculpas, comeu calorias, quebrou o Jejum Calórico.

Dessa forma durante o Jejum Calórico é permitido ingerir apenas: água, café puro sem adoçar (sem açúcar), chás puros sem adoçar (sem açúcar) e caldo de ossos (sem exageros). Esses alimentos não possuem calorias.

Avaliando desse modo, sim, Água com Limão, quebra o Jejum Calórico, dúvida clássica respondida com sucesso.

Isso porque o limão contém calorias e, se estamos falando de um Jejum Calórico nenhum tipo de caloria é permitida.

Porém…

Interpretando literalmente, toda ingestão calórica seja ela qual for e em que quantidade for, retirará você do seu estado de Jejum.

Agora, essas gotas de limão na água serão responsáveis por estragar todo o seu processo de emagrecimento e será por culpa dessas gotas de limão que você não perderá nenhuma grama praticando o Jejum? Claro que não. Se olharmos a definição teórica e ao pé da letra, sim, você quebrou. Mas o limão e o quanto ele irá oferecer não será determinante para arruinar tudo. Diferente, por exemplo,  de uma colherzinha de açúcar no café, que irá ser mais calórico e fazer sua insulina subir. Mas falarei sobre a insulina daqui a pouco.

Então, o que vale é o bom senso, se você quer fazer um Jejum Calórico puro e genuíno beba apenas a água pura e os demais líquidos permitidos.

Todos os demais alimentos, sejam líquidos ou sólidos, estão proibidos.

O Jejum Calórico é o Jejum mais indicado para quem quer emagrecer.

Ele é também considerado a melhor forma de Jejum, pois não quebrando o Jejum Calórico, consequente, você não terá como quebrar o Jejum Metabólico.

Sendo assim, fazendo o Jejum Calórico você fará um Jejum genuíno e sem se preocupar com o que quebra ou não o Jejum Intermitente.

Bem mais fácil, não é?!

Muitos deixam seu emagrecimento bem mais lento por colocarem óleos e outros tipos de gorduras no café. Isso pode ter suas vantagens de acordo com o que você busca, mas estará quebrando o jejum calórico e se você busca emagrecimento, tem que ter conhecimento que isso pode atrapalhar.

Mas há quem discorde que no Jejum Calórico não pode ingerir calorias.

Quem defende esse pensamento é o sueco Martin Berkhan, autor do protocolo Lean Gains de Jejum Intermitente.

Segundo Martin, fazer a ingestão de até 50 calorias durante o período do Jejum não trará prejuízos a modo de invalidar o Jejum e anular todos os seus benefícios.

Seguindo esse pensamento, a água com limão estaria liberada, bem como adicionar algo ao seu café.

Mas esse posicionamento sofre críticas, visto que uma pessoa normal sem conhecimentos nutricionais, teria dificuldades em definir o que são 50 calorias e se aquele alimento irá ou não afetar o seu Jejum Calórico ou o seu Jejum Metabólico. Uma colher de sopa de óleo de coco ou de nata/creme de leite, por exemplo, ultrapassam esse valor.

Dessa forma, para evitar confusões e, que você de alguma forma acabe invalidando o seu Jejum o ideal é consumir apenas os alimentos puros permitidos, assim você não corre o risco de errar.

 

JEJUM METABÓLICO

O Jejum Metabólico ou Jejum Insulínico, é o Jejum que não altera os seus níveis de insulina.

Durante o seu período em Jejum, seja ele de quantas horas for, você não poderá ingerir alimentos que alterem os seus níveis de insulina.

Diferente do Jejum Calórico no Jejum Metabólico é possível sim ingerir alguns alimentos que contenham calorias, desde que não alterem os seus níveis de insulina no sangue.

E esses alimentos são principalmente a base de gordura, já que os alimentos à base de gordura não alteram a insulina. Já os alimentos que possuem proteínas, podem elevar mesmo que pouco esses níveis, principalmente se for uma proteína de rápida absorção e rica em aminoácidos glicolíticos. Tomar uma dose de Whey Protein, por exemplo, no seu Jejum irá fazer seu corpo elevar a glicemia e liberar insulina, mesmo que pouco. Por isso, consumir proteínas de forma geral é uma forma de quebrar o Jejum Metabólico.

Os alimentos permitidos no Jejum Metabólico são: leite de coco, óleo de coco, manteiga, creme de leite, MCT/TCM dentre outros que são 100% constituídos por gordura.

E logicamente os alimentos já permitidos no Jejum Calórico: água, café puro, chás e caldo de ossos.

No Jejum Metabólico você pode, por exemplo, colocar um pouco de óleo de coco, leite de coco ou creme de leite no seu café, mas sem exageros.

Esse Jejum é geralmente utilizado por pessoas que querem apenas resolver seus problemas com os altos níveis de insulina e obter os demais benefícios do Jejum Intermitente. Além que colocar gorduras no café podem aumentar sua saciedade e fornecer mais ácidos graxos livres, aumentando seus níveis de energia física e mental. Mas lembre se: se seu objetivo é perda de peso, o ideal é o Jejum Calórico.

Fazendo o Jejum Calórico automaticamente você também está fazendo o Jejum Metabólico, colhendo assim o melhor dos dois tipos de Jejum.

Tanto é que a grande maioria dos praticantes do Jejum Intermitente optam pelo Jejum Calórico por ser mais simples e fornecer o benefício das duas modalidades do Jejum.

Sempre que você fizer o Jejum Calórico estará fazendo o Jejum Metabólico também. Mas não necessariamente o contrário é verdadeiro, pois você pode quebrar o Jejum Calórico sem quebrar o Jejum Metabólico. Entendeu a diferença?

 

REMÉDIO QUEBRA O JEJUM? 

Importantíssimo frisar que se você precisa tomar algum medicamento por recomendação médica você não deve deixar de tomá-lo por conta do Jejum.

Tomar a sua medicação é prioridade. Se ele for comprimido/cápsula não interfere, mas alguns deles tem xaropes e acabam influenciando no seu Jejum Calórico e Metabólico.

Mas, se você precisa tomar medicação essa deve ser a sua preferência.

Além do mais os medicamentos estão no mesmo pensamento da água com limão.

Não serão os medicamentos que vão invalidar todo o seu processo. Não é por culpa deles que você não vai perder peso. Nunca deixe de tomar sua medicação.

Lembre-se que a dica de ouro que faz você perder peso é o que você come na sua janela de refeições, depois que você quebra o Jejum.

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ADOÇANTES QUEBRAM O JEJUM? 

Não há uma resposta certa para isso.

De fato, alguns adoçantes não têm calorias e logo poderiam ser utilizados no Jejum Calórico para adoçar o café ou o chá.

Mas não se pode afirmar que eles quebrem ou não o Jejum Metabólico, por ativar as papilas gustativas devido ao seu sabor doce e assim alterar a sua insulina e metabolismo.

Ainda não há estudos conclusivos quanto a isso.

Por hora o que se sabe é que podemos usar os adoçantes zero em calorias, mas não deveríamos, já que isso irá aumentar a sua compulsão por açúcar.

Por mais que alguns adoçantes não tenham calorias, eles estimulam seu paladar doce no cérebro e a sua vontade pelo açúcar só aumenta. Aprenda a sentir o verdadeiro sabor dos alimentos. Se você não gosta de algo, isso é normal. Não precisa colocar açúcar ou adoçante só para consumir.

Limão tem gosto de limão, café de café, e assim por diante. Com o tempo você aprende e se acostuma o real sabor dos alimentos. E caso ainda assim tenha algo que não te agrada, tudo bem, apenas exclua. Mas se desprenda desse paladar doce que te acompanha desde criança. Isso é essencial para ter saúde e emagrecer.

E vale lembrar que alguns adoçantes como o xilitol são parcialmente absorvidos. Isso não quer dizer que não possa ser usado ou que seja ruim, mas falando em jejum ele quebra tanto o Jejum Calórico quanto o Jejum Metabólico.

Aqui também vale o bom senso.

 

CONCLUSÃO

Se você quer perder peso você deve optar pelo Jejum Calórico e saiba que durante o período em Jejum você não poderá ingerir calorias, apenas: água, café puro sem adoçar (sem açúcar), chás puros sem adoçar (sem açúcar) e caldo de ossos. Os demais alimentos estão proibidos e irão lhe retirar do estado de Jejum, caso sejam consumidos.

Se você está satisfeito com o seu peso e quer utilizar o Jejum apenas para regular os seus níveis de insulina e obter os demais benefícios do Jejum e faz questão de ingerir algum tipo de caloria durante o processo para obter saciedade ou mais energia, você pode optar pelo Jejum Metabólico. Lembrando que deve consumir apenas alimentos que não alterem os seus níveis de insulina (sem carboidratos e sem proteínas).

Não deixe de tomar seus remédios por causa do Jejum.

Se hidrate bastante durante o período de Jejum.

Adoçantes sem calorias são permitidos, mas seria interessante abandonar esse hábito.

Na dúvida, escolha o Jejum Calórico, coma apenas os alimentos permitidos e não se preocupe com o que quebra o seu Jejum.

 

 

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Nutricionista e trabalha com a área de emagrecimento. se dedica em tempo integral ao seu trabalho e procura se inovar sempre no segmento nutricional.

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© Bernardo Maia . Feito com ♥ por Agência Primage