fbpx

       

 

 

Intolerância alimentar: o intestino e o sistema imunológico

PrevNext
04

Intolerância alimentar: o intestino e o sistema imunológico

O Leaky Gut, ou síndrome do intestino permeável, nada mais é do que o aumento da permeabilidade das paredes do intestino, ou seja, nosso intestino que deveria absorver somente nutrientes e água fica mais vulnerável para absorção de elementos estranhos como bactérias, partículas de alimentos parcialmente digeridos, enzimas, etc., disparando processos inflamatórios nas mais diversas partes do corpo.

A primeira reação do corpo aos “agentes estranhos” na corrente sanguínea é lutar contra eles o mais rápido possível. Quando isso acontece, o sistema imunológico é acionado e sua prioridade é expulsar os agentes estranhos. O sistema imunológico desempenha esse papel produzindo anticorpos (antígenos).

Por que nos tornamos intolerantes a alguns alimentos?

Esse processo acumulativo pode levar o sistema imunológico a “atacar” tecidos saudáveis do próprio corpo. Uma vez que o corpo começa a produzir anticorpos para essas partículas que “passaram” pelo seu intestino, você passa a desenvolver intolerâncias para essas determinadas substâncias dos alimentos. É por isso que nos tornamos intolerantes a alguns alimentos com o passar do tempo, devido esse aumento de permeabilidade intestinal ao longo da vida.

Essas inflamações intestinais resultam em sintomas por toda parte do corpo, como sensação de inchaço e gases, problemas digestivos, ganho de peso, fadiga, dores nas juntas, dores de cabeça, doenças auto-imunes, alteração de humor (depressão, por exemplo), má absorção de nutrientes como zinco, ferro e vitamina B12, Inflamações na pele como acne e psoríase e assim por diante. Tudo isso, por causa do prejuízo ao sistema imunológico.

O glúten é um dos principais causadores desse aumento da permeabilidade, e fatores como estresse crônico e desequilíbrio nas bactérias do intestino (disbiose) podem contribuir para acelerar o processo.

O ponto negativo é que como os sintomas são muito variados, a ligação com alimentação é uma das últimas cartadas, levando a uma série de exames e tentativas de melhora, sem necessariamente descobrir as causas deles. Por isso, sempre recomendo “limpar” a dieta por um mês e fazer o teste de como se sentirá.

 

Quer saber mais sobre como ter alimentação saudável? Entre em contato e agende uma consulta! É só clicar aqui.

Grande abraço, Bernardo Maia 

COMPARTILHAR O ARTIGO

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Nutricionista e trabalha com a área de emagrecimento. se dedica em tempo integral ao seu trabalho e procura se inovar sempre no segmento nutricional.

CONTATO

© Bernardo Maia . Feito com ♥ por Agência Primage