Instagram White
FB White

Dieta Esportiva

Uma dieta saudável e equilibrada é indicada para qualquer tipo de pessoa, mas o que dizer dos atletas que buscam performance? Você sabia que o trabalho nutricional impacta diretamente no desempenho do atleta? Por mais que um atleta se dedique ao máximo em se desenvolver, se empenhando e dando o sangue nos treinos, os resultados não serão satisfatórios sem uma dieta adequada. Chamamos isso de nutrição esportiva, ou seja, trata-se de uma área do conhecimento que aplica conceitos relacionados à nutrição, fisiologia e bioquímica no esporte e atividades físicas em geral.

Benefícios da dieta esportiva

Hoje em dia sabemos que a nutrição esportiva é considerada por alguns autores conceituados como o segundo fator que mais influencia no desempenho dos atletas, sendo que o primeiro fator é o treino. Inserir uma dieta esportiva na sua rotina aliando a prática de atividades físicas à alimentação - através do programa de um nutricionista esportivo - é essencial para melhorar seu desempenho. Os ganhos que se podem obter disso são a promoção da saúde, otimização da performance e melhora na recuperação pós-treino. O nutricionista esportivo poderá fornecer um cardápio equilibrado com base nas suas necessidades vitais e objetivos principais para gerar mais força e saúde antes, durante e após a realização das atividades.

Especificidades dos atletas

Sabemos também que cada atleta possui uma especificidade, não somente por ser um indivíduo único, mas pela escolha da modalidade. Um maratonista, por exemplo, possui uma dieta completamente diferente de um atleta de tiro, pois são modalidades totalmente diferentes, apesar de ambas se tratar de corrida. O mesmo para um fisiculturista que pode obter ainda mais ganhos se souber adequar os seus treinos a um programa alimentar adequado ao seu metabolismo e condição biológica.

Necessidade de nutrientes

Um atleta deve, mais do que ninguém, estar com seus índices de vitaminas e nutrientes regulares para que não sinta os efeitos dessa falta no corpo no pós-treino e nem tenha seu desempenho comprometido durante as atividades por fraqueza. Por isso, sabemos que um atleta precisa ter uma dieta rica em carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, minerais e líquidos no pré e pós-exercício fornecendo a energia necessária para a construção e recuperação dos músculos. O nutricionista esportivo paleo é a pessoa mais indicada para te ajudar nessa missão. Qualquer dúvida ou para mais informações entre em contato conosco!
Orientação profissional para emagrecer com saúde!