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Artigos | 30/10/2015

Desafio Whole30 BM

Desafio Whole30®

O Whole30 é um desafio criado para ajudá-lo a desintoxicar o corpo, descobrir quais alimentos seu corpo tem sensibilidade e entrar no mundo Paleo/Lowcarb.

Por que fazer?
Determinados grupos de alimentos (como açúcar, grãos, laticínios e leguminosas) podem ter um impacto negativo na sua saúde e desempenho físico, mesmo sem você perceber.
Os seus níveis de energia são inconsistentes ou inexistentes?
Você tem dores que não podem ser explicadas por excesso de uso ou lesão?
Você está tendo dificuldade em PERDER PESO, não importa o quanto você se esforce?
Você tem algum tipo de doença (como problemas de pele, doenças digestivas, alergias sazonais ou problemas de fertilidade) que a medicação não tem ajudado?
Estes sintomas podem estar diretamente relacionados com os alimentos que você consome – mesmo os produtos chamados “saudáveis”.

Como você pode saber se (e como) estes alimentos estão afetando o seu corpo?
O único jeito é tirá-los completamente de sua dieta.
Cortar todos os produtos que são insalubres, física e psicologicamente, cortar produtos que causam o desequilíbrio hormonal, a desregulação do intestino e todos os grupos de alimentos considerados inflamatórios por um período total de 30 dias.
Deixe seu corpo se curar e se recuperar de quaisquer efeitos negativos que esses alimentos podem estar lhe causando.
Aperte o botão “reset” no o seu metabolismo, livre-se da inflamação sistêmica, e dos efeitos negativos de algumas escolhas alimentares que você está fazendo. Saiba de uma vez por todas como os alimentos que você está comendo podem realmente afetar o seu dia-a-dia e sua saúde a longo prazo.
Descobrir como a alimentação afeta o seu corpo vai mudar sua vida.

Os próximos 30 dias vão mudar sua vida.
O Whole30 vai mudar a sua maneira de pensar sobre comida, ele vai mudar seu paladar, ele vai mudar seus hábitos e seus desejos. O Whole30 vai, possivelmente, mudar a relação emocional que você tem com a comida, e com o seu corpo.
Ele tem o potencial de mudar a sua maneira de comer para o resto de sua vida. Sabemos disso porque nós o fizemos, e dezenas de milhares de pessoas têm feito isso desde então, e o Whole30 mudou nossas vidas de uma forma muito permanente.

As regras do programa Whole30
SIM: Coma comida de verdade.
Comer carne, frutos do mar, ovos, “toneladas” de verduras e vegetais (menos grãos e leguminosas), algumas frutas, e muitas gorduras boas vindas de frutas, óleos naturais, nozes e sementes. Coma alimentos com poucos ingredientes, todos os ingredientes pronunciáveis, ou melhor ainda, sem ingredientes listados em tudo, porque eles são totalmente naturais e não processados. Não se preocupe, mais abaixo você verá uma extensa lista do que pode comprar.

NÃO: Evite por 30 dias.
Mais importante ainda, aqui está o que não comer durante a duração do seu programa Whole30. Omitir todos esses alimentos e bebidas vai ajudá-lo a recuperar o seu metabolismo saudável, reduzir a inflamação sistêmica, e ajudá-lo a descobrir como estes alimentos são realmente afetando sua saúde, desempenho físico e qualidade de vida.

1. Não consumir açúcar adicionado de qualquer espécie, real ou artificial. Nada de xarope de bordo, mel, néctar de agave, Splenda, Equal, Nutrasweet, xilitol, stevia, etc. Leia os rótulos porque a indústria alimentícia gosta de “esconder” açúcar em produtos de maneira que você pode não reconhecê-lo.

2. Não consumir álcool, de qualquer forma, nem mesmo para cozinhar.
E produtos do tabaco, de qualquer tipo, também.

3. Não comer grãos.
Isto inclui trigo, centeio, cevada, aveia, milho, arroz, milho, grãos torrados, amaranto, grãos germinados e todos esses pseudo-grãos sem glúten como quinoa. Isto também inclui todas as maneiras que agregam trigo, milho e arroz em nossos alimentos, na forma de farelo, germe, amido e assim por diante. Mais uma vez, leia os rótulos.

4. Não comer leguminosas.
Isso inclui feijão de todos os tipos (preto, vermelho, pinto, marinho, branco, Lima, fava, etc), ervilha, grão de bico, lentilhas e amendoins. Jamais comer manteiga ou pasta de amendoim, qualquer que seja a marca. Isto também inclui todas as formas de soja – molho de soja, missô, tofu, tempeh, edamame, e todos os produtos com lecitina de soja no rótulo. Dica: comida de verdade não tem rótulo!

5. Não comer laticínios.
Isto inclui leite de vaca, de cabra ou produtos lácteos de ovelha, como creme de leite, queijo (duro ou mole), kefir, iogurte (mesmo grego), e creme de leite com exceção da manteiga clarificada ou ghee.

6. Não consumir carragena, MSG ou sulfitos.
Se estes ingredientes aparecer em qualquer forma no rótulo da sua comida processada ou bebida, estão excluídos do Whole30.

7. Evitar batatas brancas (inglesa).

8. Além disso, nenhuma sobremesa ou comida comprada em restaurante “fast food".
Faça boas escolhas!
Não tente recriar receitas de comida processada ou guloseimas* com os ingredientes aprovados para dar continuidade a seus velhos hábitos. Alimentos adaptados com ingredientes Whole30 estão fora. Lembre-se, estes são os mesmos alimentos que lhe causam problemas de saúde. Uma panqueca ainda é uma panqueca, independentemente dos ingredientes.

Uma regra final e definitiva!
Você não tem permissão para subir na balança ou tomar quaisquer medidas do corpo durante o programa.
O Whole30 é muito mais do que apenas a perda de peso. Se você se concentrar apenas na sua composição corporal você vai perder os benefícios mais dramáticos ao longo da vida que esse plano tem para oferecer.
Então, o optante não pode se pesar, não pode analisar sua gordura corporal, tampouco tirar medidas comparativas durante o programa Whole30 (o programa encoraja as pessoas a pesarem-se antes e depois do programa, que é quando se poderá ver um dos resultados mais tangíveis de seus esforços).

* Alguns alimentos que não podem ser mascarados: panquecas, pão, tortilhas, biscoitos, muffins, cookies, massa de pizza, waffles, cereais, batatas fritas, e todas as receitas onde os ovos e leite de coco são combinados com a intenção de recriar alguma destas guloseimas.
No entanto, esta lista não se limita a esses itens, podem haver outros alimentos que você encontra que não são psicologicamente saudáveis para o seu Whole30. Use o bom senso com os alimentos que não estão nesta lista mas que você suspeita que não estão ajudando você a mudar seus hábitos ou quebrar sua fissura por doces.

Whole30: O Começo
Estes alimentos são exceções à regra, e são permitidos durante a sua Whole30:

1. Manteiga clarificada ou ghee: é a única fonte de laticínios permitida durante a sua Whole30. Manteiga tradicional não é permitida. As proteínas do leite encontradas na manteiga não clarificada podem impactar os resultados de seu programa.
2. Vinagre: a maioria das formas de vinagre, incluindo o branco, balsâmico, cidra de maçã, vinho tinto e arroz são permitidos durante o seu programa Whole30. As únicas exceções são os vinagres com adição de açúcar ou vinagre de malte, que geralmente contém glúten.
3. Sal: você sabia que todo sal de cozinha iodado contém açúcar? Açúcar (frequentemente na forma de dextrose – mais um nome para o açúcar) é quimicamente essencial para se manter o iodeto de potássio durante o processo. Porque todos os restaurantes e alimentos pré-embalados contêm sal, estamos fazendo do sal uma exceção a nossa regra “sem adição de açúcar”.

Siga Whole30 por 30 dias
Seu único trabalho durante o Whole30 é concentrar-se em fazer boas escolhas alimentares. Você não precisa se pesar ou se medir, você não precisa contar calorias, você não precisa se estressar para saber se a carne é orgânica ou se os animais foram alimentados com capim. Basta descobrir como manter o Whole30 em qualquer ambiente, em cada circunstância especial, sob qualquer quantidade de stress por 30 dias seguidos.
Seu único trabalho?Coma bons alimentos.
A única maneira que isso vai funcionar é se você lhe seguir o programa por 30 dias: sem mentiras, sem “jacadas”, sem deslizamentos ou “ocasiões especiais”.
Você precisa de uma pequena quantidade de qualquer destes alimentos inflamatórios para quebrar o ciclo de cura e um pedaço de pizza, um respingo de leite no seu café, dentro do período de 30 dias, basta para que você tenha quebrado o botão de “reset”, exigindo que você comece tudo de novo no dia 1.
Você deve se comprometer com o programa completo, exatamente como está escrito.

São apenas 30 dias!
Nós queremos que você participe. Queremos que você leve isso a sério e veja resultados surpreendentes em áreas inesperadas. Mesmo que você não acredite que isso vai realmente mudar a sua vida, se você está disposto a dar-se 30 dias curtos, basta começar. É tão importante.Acreditamos profundamente no programa.Ele mudou as nossas vidas, e nós queremos que ele mude a sua também.

Bem-vindo ao Whole30!

Whole30 – Lista de Compras:

O que comer – *ATENÇÃO: CONSUMIR COM MODERAÇÃO

PROTEÍNAS
Frutos do Mar – Peixes, crustáceos e moluscos
Carnes vermelhas – Boi, Cordeiro, Carneiro etc.
Carnes brancas – Frango, Coelho, Pato e Porco
Ovos – Galinha, Pata etc.
Carnes processadas – Bacon

VEGETAIS
Abóbora
Abobrinha
Acelga
Agrião
Alcachofra*
Alface
Alho
Alho Poró
Aspargos
Batata Doce*
Berinjela*
Beterraba*
Brócolis
Brócolis Ninja
Cará*
Cebola
Cenoura*
Cogumelos*
Couve
Couve de Bruxelas
Couve flor
Erva doce
Ervilha Torta*
Espinafre
Inhame*

Mandioquinha*
Pepino
Pimentão
Quiabo*
Rabanete*
Repolho
Rúcula
Salsão ou Aipo*
Tomate
Vagem*

FRUTAS
Abacaxi*
Ameixa
Amora
Banana*
Cereja
Damasco
Figo*
Framboesa
Kiwi*
Laranja*
Limão
Maçã*
Mamão*
Manga*
Melão*
Melancia*
Mirtilo
Morango
Nectarina*
Pêssego*
Pera*
Romã*

Tangerina*
Uva*
Frutas secas*

GORDURAS
Para cozinhar
Ghee (manteiga clarificada)
Gordura Animal
Óleo de Coco

Para consumo
Abacate
Avelãs
Azeitonas
Castanha de Caju
Coco
Leite de Coco
Macadâmia
Óleo de coco

Ocasionalmente
Amêndoas
Castanhas do Pará
Pecãs
Pistache

Limitar
Gergelim
Linhaça
Nozes
Pinholes
Sementes de abóboras
Sementes de Girassol

Obs: o programa atual incluiu a batata, porém tem uma ressalva. Quem tem diabetes, síndrome metabólica e demais problemas com peso, deve evitá-las. Demais batatas (batata doce por exemplo) podem ser consumidas mas com moderação.O mesmo vale para mandioca. Antes ela não estava incluída por estar relacionada a problemas alérgicos então consumir também com moderação. Isso inclui todos os derivados da mandioca, eles não estão na lista, então não incluir.

Concluindo
Desde então, a comunidade Whole9 cresceu e se multiplicou.

Para participar do programa, levá-lo a sério e ver resultados surpreendentes em áreas inesperadas, segundo seus idealizadores, 30 dias seguidos serão suficientes para mudar a vida dos participantes, assim como alterou a dos idealizadores.
O programa Whole30 foi criado em 2009 por Dallas e Melissa Hartwig, que fundaram a empresa Whole9 no mesmo ano. Desde então, mais de 100.000 pessoas completaram com êxito o programa Whole30 com incríveis resultados. Juntos, os sites do Whole9 e o Whole30 recebem mais de 1 milhão de visitas por mês, com leitores vindos de mais de 100 países.O site do programa – http://whole30.com – traz apenas o resumo das regras oficiais. Para informações mais detalhadas, pede-se que seja consultado o livro “It Starts with food” (em tradução livre: “Tudo começa com os alimentos”), campeão de vendas nos Estados Unidos da América.

http://whole30.com/downloads/official-whole30-program-rules.pdf

http://whole30.com/pdf-downloads/

Fb Botao

Orientação profissional para emagrecer com saúde!

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