Instagram White
FB White

Artigos | 29-07-2016 22:09:02

Cetose Emagrecer

Cetose e a gordura corporal como fonte de energia

(Tempo estimado de leitura 3 minutos)

Simplificando para entenderem, nossa fonte energia pode ter duas origens:

01) carboidratos ou gorduras que consumimos

02) corpos cetônicos que são produzidos pelo fígado em situações de restrição de alimentos (jejum) ou restrição de carboidratos (via dietas low carb)

Vou explicar melhor sobre esse estado metabólico de produção de corpos cetônicos.

Toda vez que não houver carboidrato para ser usado como energia (ou porque você está em jejum ou porque você está restringindo o consumo de carboidratos), o corpo utiliza a sua reserva de gordura corporal como fonte de energia.

O fígado inicia um processo de utilização da gordura estocada no corpo (sim, é aquela gordura que você quer se livrar) produzindo ácidos graxos que serão transformados em corpos cetônicos.

Esses corpos cetônicos serão usados como fonte de energia, já que não há carboidrato.

Quando isso acontece, você está em cetose, em outras palavras, você está usando a sua gordura corporal como fonte de energia e como consequência desse processo, a gordura corporal irá diminuir. É importante esclarecer que esse é um processo natural do corpo, mas também pode ser induzido.

A dieta cetogênica é composta por muita gordura, proteína moderada e pouquíssimo carboidrato e se mostra muito eficiente para perda de peso, além de melhorar também outros indicadores de saúde. Quando esse método é somado a técnicas de jejum então, podem oferecer resultados nunca vistos antes. O corpo passa a usar muito mais gordura como fonte de energia principal (corpos cetônicos), deixando em segundo plano o carboidrato. Isso é perfeito para pessoas que possuem resistência a insulina, ou seja, tem mais dificuldade de metabolizar o carboidrato. Basta uma curva glicêmica e insulínica para saber o quanto você pode consumir de carboidrato em um cardápio. Mas lembre-se: como dito no início, a energia pode vir da gordura que você consome e do seu corpo (que você quer perder). Portanto, caso exagere muito nas quantidades, pode frear seu emagrecimento por fornecer a energia necessária a seu metabolismo e evitando que ele consuma a de estoque. Por isso, esse tipo de dieta assim como qualquer outro programa de reeducação alimentar devem ter sempre acompanhamento profissional. Não é algo simples de se fazer.

 

Fb Botao

Orientação profissional para emagrecer com saúde!

Especialidades Off Interessado Off