Cetogênica e Constipação Intestinal

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Cetogênica e Constipação Intestinal

 

Muita gente tem um problema em comum ao iniciar a dieta cetogênica: a constipação intestinal.

Mas por que será que algumas pessoas sofrem com isso?

Na dieta cetogênica é priorizado o consumo de gorduras, proteínas e vegetais de baixo amido, os carboidratos são severamente restringidos sendo permitindo apenas a ingestão de aproximadamente 20g por dia.

Ao iniciar a dieta cetogênica o corpo entra em estado de cetose.

O estado de cetose ocorre quando o corpo é obrigado a utilizar uma outra fonte de energia (corpos cetônicos) que são as reservas de gordura do próprio organismo, já que não há ingestão de carboidratos suficientes, logo a dieta cetogênica favorece muito o emagrecimento.

Ocorre que uma mudança tão significativa na dieta pode causar algumas reações para algumas pessoas.

Uma dessas reações é a constipação intestinal, algumas pessoas têm seu trato intestinal funcionando mais lentamente após iniciar a dieta cetogênica.

Por que isso acontece?

A constipação intestinal na dieta cetogênica pode ter diversas causas que não a dieta em si.

Como na dieta existe uma rigorosa restrição dos carboidratos, o consumo de fibras é diminuído, resultando assim na redução das evacuações.

Com a restrição dos carboidratos, muitas pessoas não conseguem consumir as quantidades ideal de fibras para que seu intestino possa absorver e seguir seu funcionamento normal. Por mais que existam muitas fibras nas diversas opções de vegetais de baixo amido (que constituem o cardápio), nem sempre as pessoas possuem o hábito de consumir. Baixe a lista de compras e saiba quais você pode e não pode consumir na dieta cetogênica.

O consumo de fibras pode ser a solução para sua constipação, independente da dieta que você esteja seguindo.

Por ser um carboidrato indigestível as fibras dão volume as fezes facilitando assim a sua passagem pelo intestino, além de alimentar as bactérias boas que habitam no sistema digestivo, contribuindo assim para seu pleno funcionamento.

Outro fator que contribui para constipação intestinal na dieta cetogênica é a desidratação, sim, a desidratação.

Mesmo com o consumo regular de fibras, as fibras precisam de água para desempenhar o seu papel, elas absorvem água e criam uma espécie de gel que facilita a passagem do bolo fecal, sem água as fibras não conseguem ajudar.

A desidratação ocorre pelo fato da dieta cetogênica ter um efeito diurético muito acentuado, principalmente durante o período de introdução do novo cardápio. Com a queda da insulina, nossos rins eliminam água que estava retida e isso faz com que possamos sentir os efeitos dessa perda na parte do funcionamento intestinal. Além disso, com a perda de água nosso corpo elimina sódio, potássio e magnésio. E níveis baixos de magnésio no corpo também podem desregular o trânsito intestinal.

A constipação também pode ser causada pelo fato da dieta cetogênica promover saciedade muito mais rápido, logo se ingere menos alimentos e a diminuição do consumo de alimentos por consequente diminui a produção de fezes que leva a menor número de evacuações.

Outro fator é a qualidade dos alimentos, antes de introduzir a dieta cetogênica a maioria dos pacientes mantinham uma dieta rica em carboidratos de baixa qualidade, nessa dieta o corpo tinha menos nutrientes para absorver, por essa razão produzia mais fezes, expurgava o excesso de alimentos ruins que não eram aproveitados.

Já na dieta cetogênica, além de ingerir os alimentos em quantidade menor, as refeições têm uma densidade nutricional muito maior, e o corpo acaba tendo mais nutrientes para absorver e menos resíduos para descartar.

Como resolver o problema da constipação na dieta cetogênica?

 As dicas abaixo irão lhe auxiliar na prevenção e solução da constipação:

  1. Aumentar o consumo de Fibras

Você deve inserir na sua dieta alimentos que são ricos em fibras, os vegetais de baixo amido. Baixe a lista de compras e use a vontade os vegetais permitidos.

2.Beba bastante água

Conforme já citamos nesse artigo, na dieta cetogênica temos baixíssimo consumo de carboidrato, e a falta de carboidrato leva a desidratação. Diversos processos no seu organismo dependem de água para funcionar corretamente, pode parecer clichê, mais beber água na dieta cetogênica é essencial, pois houve uma alteração muito brusca da sua alimentação e o corpo precisa de água para continuar em pleno funcionamento.

3.Consuma abacate

O abacate é um alimento rico em magnésio, fibras e gorduras. São 3 itens essenciais para seu bom funcionamento intestinal, e o abacate é uma fonte natural desses 3 componentes. Se você tiver uma dieta pobre em fibras e gorduras, seu intestino pode prender. E se você tiver deficiência de magnésio, também pode sofrer com esse sintoma. Além disso,o abacate é rico e potássio.

4.Fazer atividade físicas

Estar em movimento contribui para manter todos os sistemas do corpo ativo e, logicamente, contribui para o funcionamento do intestino.

5.Uso de probióticos e laxantes

O uso de probióticos e laxantes devem ser consumidos apenas por exclusiva recomendação do médico ou nutricionista, não é recomendável o uso por conta própria, além de causar alguma alergia ou complicação o seu uso pode deixar o intestino viciado e dependente de medicamentos, então cuidado e não faça uso.

Por fim, se as sugestões acima não ajudaram na sua constipação o ideal é comunicá-la ao seu médico ou nutricionista, talvez seja necessário uma investigação mais profunda da raiz do problema através de exames clínicos, então se persistirem os problemas o médico ou nutricionista devem ser consultados.

Em resumo: consuma vegetais permitidos dentro do cardápio (baixe a lista de compras e saiba quais são), consuma gorduras naturais, se hidrate bastante, faça atividade física e reponha magnésio.

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Nutricionista e trabalha com a área de emagrecimento. se dedica em tempo integral ao seu trabalho e procura se inovar sempre no segmento nutricional.

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© Bernardo Maia . Feito com ♥ por Agência Primage