Instagram White
FB White

Artigos | 28/09/2015

Dieta Low Carb Nutricionista Bernardo Maia Cereais

Cereais são carboidratos - e qual o problema?

Cereais são alimentos ricos em carboidratos. E por termos uma dieta baseada em cereais, diferentemente dos nossos ancestrais, provocamos desgastes e inflamações no nosso sistema. Por que?

Porque o padrão de nutrição mudou muito ao longo da existência do homem e a nossa fisiologia não teve tempo suficiente para se adaptar a essa mudança. Em outras palavras: nos alimentamos de uma forma muito avessa a estrutura que temos.

Há 150 mil anos anos atrás a alimentação humana era baseada em frutas, poucas frutas vermelhas, raízes, brotos, gordura e proteína. A maior parte do carboidrato ingerido ficava dentro de uma matriz fibrosa e por ser mais complexa, provocava um efeito mínimo na elevação da insulina.

Hoje, bombardeamos nosso corpo com carboidratos (muito desse carboidrato vem dos cereais): pães, bolos, tortas, arroz, barrinha de cereais e por aí vai.

A resposta do organismo a essa carga de carboidratos é um desajuste nas taxas de insulina. A insulina é um hormônio que evoluiu nos seres vivos com a função de armazenar nutrientes em excesso, mas não para os padrões atuais de alimentação, em que sobrecarregamos o nosso organismo com carboidratos. É importante lembrar que toda energia que ingerimos e não utilizamos é armazenada em forma de glicogênio no organismo e glicogênio nada mais é do que um tipo de glucose, ou seja, um tipo de açúcar.

Além desse enorme problema, existem outras substâncias que também não fazem bem à nossa saúde. Estamos falando do glúten e da lectina.

Existe uma estimativa de que um terço da população é intolerante ou apresenta sensibilidade ao glúten. E acredita-se que com o tempo, mais pessoas podem desenvolver uma série de problemas gerados pelo consumo de glúten.

E por último as lectinas. Lectinas são toxinas naturais e suaves que são encontradas em altos níveis na maioria dos cereais. Elas inibem o sistema de cura natural do trato intestinal, deixando o corpo suscetível e podendo ser um dos vilões no aparecimento de doenças autoimunes.

Saber o que os alimentos causam no organismo é um direito e escolher o que vai fazer parte ou não da dieta do dia a dia é uma escolha. Faça a sua.

 

Fb Botao

Orientação profissional para emagrecer com saúde!

Especialidades Off Interessado Off